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Publicado há 5 anos
O problema: O cliente chegou à oficina reclamando de um barulho que eu classifiquei de “estalo metálico”. Segundo o cliente, o barulho se apresentava nas saídas quando fazia manobras.
Testes: Fazendo aquele teste clássico de girar o volante até o batente e fazer um círculo com o carro numa rua larga para testar a homocinética, não foi constatado nenhum tipo de ruído. Procurando condições diferentes de terreno e ângulo das rodas para provocar o barulho, descobri a condição exata em que ele se apresentava. Circunstância em que ocorria o barulho - Veículo parado, pé no freio, direção a meio curso. Cada vez que engata as marchas “D” ou “R”, ouve-se o estalo único. Desta forma, foi possível isolar todas as possibilidades de suspensão, freio e direção, restando apenas as peças relacionadas ao eixo que liga o câmbio à roda. Por ser um ruído típico de Homocinética, decidimos desmontar para avaliar melhor. Após retirar o eixo do cubo foi possível constatar que o defeito estava na ponta do cubo. Estava tão desgastado que ficava super folgado no rolamento. Solução: Substituímos o cubo e, consequentemente o rolamento da roda.
Entender de que forma o barulho se apresenta para diminuir as possibilidades.
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