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Publicado há 4 anos
Freio de pé baixo e a alavanca do freio de mão com curso extremamente alto
A dica em questão que eu quero deixar é válida tanto para o momento de substituição das sapatas de freio, como num eventual desajuste do conjunto em função da inoperância do regulador automática, o que é muito comum nessa linha de veículos. Quando substituirmos a sapata de freio traseiro, é primordial já ajustarmos o posicionamento de descanso das sapatas de freio, de forma a torna a folga entre o tambor de freio e as sapatas minima, evitando assim quando o condutor acionar o freio, que as sapatas de freio não deslocarem uma distância muito grande, o que acarretaria o aumento do curso do pedal de freio, o deixando bem baixo, e o aumento também no deslocamento da alavanca do freio de mão, a deixando muito alta. Não se pode confiar que o regulador automático cumprirá sua função, por isso que deixar o sistema pré ajustado é primordial. Em alguns casos também é comum devido ao próprio desgaste natural do sistema de freio somado a inoperância do regulador, com tempo, do veículo apresentar o pedal de freio bastante baixo assim podendo também ter o curso da alavanca de freio de mão muito alto. Nestes casos o ajuste, torcendo a porca do regulador, que nos veículo Fiat Palio (e uno 08/... ) é possivel de ser efetuador removendo apenas a roda, e inserindo a chave de fenda no furo em que vai o parafuso de roda. Durante o procedimento de ajuste, alguns cuidados tem de serem tomados, ter muito cautela para não danificar o regulador ou sua haste, torcer a porca do regulador com a chave de fenda sempre na posição em que a ponta da chave de fenda consegue se apoiar na quina das fresas da porca, e antes de tudo, voltar a regulagem de altura da alavanca do freio de mão de forma que as hastes de acionamento do freio de mão que vão junto as sapatas, tenham seus limitadores de descanso encostados nas sapatas, como ilusta a segunda imagem. Outro ponto bastante importante que quero ressaltar, é que para esse veículo, a sapata de freio que utilizei da Nakata, de referência NKF3001CAG, já vem montada com as duas hastes de acionamento do freio de mão, e as duas hastes que vão acopladas no regulador automático, o que garante, além da qualidade, que quem aplica, sabe que a Nakata tem, e que pode sempre confiar, uma grande agilidade na execução do serviços, pois é só montar, não precisa ficar montando componentes com travas que podem vir a se soltar como produtos de outras marcas.
Ajustar o mecanismo de ajuste automático das sapatas de freio
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